Baldrames são vigas que ficam normalmente um pouco abaixo do nível do solo. Nos baldrames, amarram entre si o topo das estacas ou brocas com as amarrações de ancoragem e as bases dos pilares. Pode ser considerada a própria função. No caso de terrenos seguros e firmes e cargas pequenas, podemos usar este tipo de fundação rasa e bem econômica, nada mais é do que uma viga, construída nas escavações com pouca profundidade.

Uso dessas vigas traz economia e auxilia a distribuição do peso de lajes e parede para o solo. Se precisar de uma fundação mais profunda, use a viga baldrame com blocos de fundação. Em dias chuvosos  o indicado é suspender a obra pois na fundação para construção civil é impossível fazer um bom trabalho com chuva.

O texto acima "O que são vigas baldrames?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.


Veja Também outros Artigos